ANTES
DEPOIS


Paço Municipal de Iguape
Restauro
Iguape - SPO Paço Municipal de Iguape foi construído na segunda metade do século XIX, pelo comendador Luis Álvares da Silva, homem mais rico e influente da região na época. Posteriormente, o prédio passou a sediar o Club Beneficente e Recreativo Iguapense e a Câmara Municipal, vindo a ser adquirido pela Prefeitura em 1945. Desde então, passou a funcionar como Paço Municipal.


Em conjunto com a obra de restauração do Paço Municipal de Iguape, foram realizadas escavações arqueológicas. O intuito foi resgatar informações importantes para a história da cidade. Os materiais são descritos em trecho de reportagem publicada pelo jornal Tribuna de Iguape:
"As camadas escavadas retratam um período de ocupação intensa que revela o auge econômico da cidade de Iguape, retratado por moedas do fim do império, tinteiro de grés, fragmento de escova de dente confeccionada em osso, cachimbos, variados fragmentos de porcelana e cerâmica, frascos inteiros e frações de vidros de perfume e remédios, ainda uma coleção abundante em botões, cuja a matéria prima se traduz em osso, vidro e madrepérola, além de um brinco de prata."
Ainda segundo a matéria, os objetos refletem mudanças do pensamento e comportamento social. Os objetos são exemplos da tendência de civilidade metropolitana, originada da burguesia europeia.