ANTES
DEPOIS


Sobrado dos Toledos
Restauro
Iguape - SPO Sobrado dos Toledos foi construído no século XIX para ser residência de José Carlos de Toledo, importante cidadão na época. Já em 1931, seus herdeiros decidiram doar o prédio ao Santuário de Iguape, com objetivo de abrigar romeiros durante as festas do Bom Jesus. Após anos de diversos empreendimentos e pouca manutenção, o sobrado estava em ruínas. Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil, e possui diversas atrações culturais e ecológicas. Logo, o turismo representa grande importância econômica para a região. Sem dúvidas, a obra de restauro do sobrado dos Toledos agregará imenso valor ao conjunto histórico da cidade.


Em conjunto com a obra de restauração do Sobrado dos Toledos, foram realizadas escavações arqueológicas. O intuito foi resgatar informações importantes para a história da cidade. Os materiais são descritos em trecho de reportagem publicada pelo jornal Tribuna de Iguape:
"As camadas escavadas retratam um período de ocupação intensa que revela o auge econômico da cidade de Iguape, retratado por moedas do fim do império, tinteiro de grés, fragmento de escova de dente confeccionada em osso, cachimbos, variados fragmentos de porcelana e cerâmica, frascos inteiros e frações de vidros de perfume e remédios, ainda uma coleção abundante em botões, cuja a matéria prima se traduz em osso, vidro e madrepérola, além de um brinco de prata."
Ainda segundo a matéria, os objetos refletem mudanças do pensamento e comportamento social. Os objetos são exemplos da tendência de civilidade metropolitana, originada da burguesia europeia.